sábado, 9 de julho de 2011

Música em Saltos Altos III

Patti Smith
(The Patti Smith Group)


Patricia Lee Smith foi filha nascida de Chicago, crescendo no coração de New Jersey. Criada numa família humilde de pai ateu e mãe Jeová, deixou cedo os estudos entregando-se ao trabalho árduo numa fábrica. Em 1967, conheceu Robert Mapplethorpe quando se mudou para New York. Numa visita a Paris, em 1969, Smith passou a fazer exibições de rua e performances artísticas.
Com uma vida ligada às artes, conhecem-se várias obras que realizou no mundo da pintura, escrita e poesia, fazendo alguns recitais junto ao St. Mark's Poetry Project. Apresentando uma carreira assente na publicação de artigos sobre rock na revista Cream, compôs, igualmente, diversas músicas com Allen Lanier do Blue Öyster Cult.
Em 1974, Patti começou a fazer concertos, inicialmente com o guitarrista Lenny Kave e mais tarde com uma banda completa que compreendia:Ivan Kral (guitarra), Jay Dee Daugherty (bateria) e Richard Sohl (piano). Financiada por Robert Mapplethorpe, a banda gravou o primeiro single, Piss Factory/Hey Joe, em 1974.
The Patti Smith Group assinou contrato com Clive Davis da Arista Records, e em 1975 foi lançado o primeiro álbum de Smith, Horses, produzido em meio a certa tensão com John Cale, ex-Velvet Underground. Considerado por muitos como o melhor álbum de estréia já lançado por um artista. Ele inicia o concerto com um cover da música Gloria de Van Morrison e as palavras de abertura emitidas por Smith são umas das mais famosas na história do rock: "Jesus died for somebody's sins…but not mine"
The Patti Smith Group produziu vários álbuns até ao fim da década de 1970. Easter (1978) foi seu disco que obteve maior sucesso comercial, contendo o hit Because the Night - escrito em parceria com Bruce Springsteen - que chegou ao décimo-terceiro lugar na Billboard Hot 100.

Sem comentários:

Enviar um comentário