sexta-feira, 3 de julho de 2009

Fado do Super Zé

Fado do super Zé - Fados e Baladas de Coimbra - Tunas

(clique no título para ouvir a música)

"É de um rapaz a história que eu vou contar, fez directa p'ra estudar nas vésperas de um exame. Não acordou e o atraso foi brutal. Chegou tarde, o que é normal por muito que a mãe reclame. "Isto são horas? Perguntou-lhe o doutor, conhecido pelo rigor e seu tom altivo. Com toda a calma respondeu que estava escrito, o Einstein tinha dito:"O tempo é relativo."
Mas nesse dia estava em maré de azar, quando as cábulas foi usar aconteceu a desgraça. O assistente já se tinha apercebido e pergunta-lhe ofendido "afinal o que se passa?" Quis saber logo para que era o papelinho, muito bem enroladinho do tamanho de um cigarro. E o nosso Zé com toda a calma deste mundo, respondeu com ar profundo:"Ó doutor, é só um charro!"
Mas o doutor não quis comer aquela história e disse-lhe com ar de glória: "tem o exame anulado." E o José, lixado com isto tudo, deu por mal empregue o estudo e foi para casa chateado. O pai ao vê-lo assim tão entristecido quis saber o sucedido com uma cara muito má. Ele engasgou-se mas com todo o seu carisma respondeu-lhe com sofisma:"Mas que lindo dia está!"
Toma cuidado Zé, não te atrapalhes, tens um passado histórico a honrar. Todos sabemos que esta vida está agreste mas o Português é mestre na arte de desenrrascar. E nesse dia tudo estava p'lo pior, um azar nunca vem só e a tragédia aconteceu. Tinha marcado um rendez-vous com a namorada, mas com a cabeça marada até isso ele esqueceu. Ela ligou-lhe, deu-lhe o belo de um sermão e quis saber a razão para o que estava a acontecer. Ele não gostou e perdeu as estribeiras, respondeu-lhe sem maneiras: "Porque é que não vais comer?" - ("Comer aonde?") "No restaurante, na cantina ou na messe, come onde te apetece que eu tenho mais que fazer."
(ouvir as músicas da anTunia aqui Bruno Rocha - anTunia)

2 comentários:

  1. Tantas vezes cantei esta música... e todas as outras também! Apesar de ter uma memória de se trazer no bico de um chinelo sem fazer impressão nos pés, ainda não esqueci este belo faduncho. E sim, sou menino para cantá-la do princípio ao fim sem me enganar na letra. Já cantá-la de forma a não levar uma cadeirada nas orelhas, me parece mais rebuscado...

    Obrigado por este momento de nostalgia

    ResponderEliminar
  2. Sr. Mal
    Posso, sem sombra de dúvidas, afirmar que esta é também uma das minhas favoritas.. sempre que a ouço lembro-me de personagens caricatas que fizeram parte destes 4 anos de curso e que muito me fizeram rir...=)
    Apesar da nostalgia é muito bom recordar... pois o espírito de estudante e o amor à academia, por mais anos que passem, nunca se perde...

    Obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar