domingo, 25 de setembro de 2011

Espírito Back to School

Tive sorte de conhecer o Back to School desde o primeiro dia do seu nascimento. Um festival pequeno mas recheado de concertos. Concertos da casa, feitos pelos da casa que apenas queriam festejar aquela semana há muito esperada por todo o ano. Uns anos feito pela associação de estudantes outros anos por turmas que se juntaram e que não quiseram que a tradição morresse.
Ontem tive pena que a grandiosidade desse espectáculo tenha perdido a verdadeira tradição. Sim, eu sei que com os anos tudo tende a evoluir. Mas não será que a vontade de fazer um festival melhor do que aquele que os que fizeram no ano anterior não deixou para trás o verdadeiro espírito do Back to School?
Pois ontem tive essa mesma sensação. Para além da falta que faz a fachada do velhinho liceu (hoje demolido) atrás do palco, ontem deparei-me com a falta de respeito perante os verdadeiros fundadores do Back to School – as bandas de garagem de sempre do Marco… – em prol de “grandes” da música portuguesa (e não falo do grande concerto que os Linda Martini deram na noite anterior). Não por parte do público que os aplaudio e os apoiou com a mesma força de sempre. A verdade é que podem não ser ainda famosos. Outros podem estar a iniciar o seu percurso e outros a terminar. Mas o respeito por eles sempre foi grande. Pois foram eles que deram sentido a que este festival fosse sempre feito. Foram sempre eles que rechearam de gente as paredes e chãos daquela escola tão querida. Eram eles que traziam à velhinha escola outros alunos de outros tempos. E nunca esvaziava até ao fim da noite.
Não falo disso só por falar ou criticar, pois sei bem o esforço que é realizar tal espectáculo - pois também eu já ajudei na realização de um no meu tempo de liceu – e louvo o esforço dispensado neste ano. Mas não teria sido um festival muito melhor com todas – e digo uma vez mais todas – as bandas do Marco que sempre ajudaram a crescer este festival?
Se calhar estão a pensar que sou retrógrada ou demasiado agarrada ao passado. Mas o Back to School sempre teve um sabor especial para mim. Era a noite em que os alunos se divertiam até a noite acabar. Era a noite em que víamos todos os esforços recompensados. Era a noite em que pediamos mais uma música e a nossa voz era ouvida e não reprimida. Era a noite em que tínhamos orgulho da nossa escola e de pertencermos a ela. Era a noite que simbolizava a nossa paixão pela música e pela nossa juventude. Tudo era feito com sentimento… e não parte de um negócio… Podíamos ser pobres e não termos dinheiro para uma festa grandiosa… mas acreditem que nessa noite nós éramos grandiosos…

2 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo!! O back to school sempre foi um festival principalmente para estudantes, k por sua vez não têm rendimentos a não ser o dos pais. E por isso gostava do espirito do festival organizado sempre com entrada livre. Xeguei a la ir tokar, e nós (bandas) íamos atuar simplesmente pelo jantar k era oferecido e claro pelo gosto k tinhamos em tokar na nossa escola e para os nossos colegas.. E digo já k apanhei uma grande desilusão quando à mais ou menos 2 ou 3 anos atras fui ao back to school e haviam porteiros a pedir dinheiro no portão da escola para as pessoas poderem passar um momento diferente na escola e algumas outras pessoas matarem saudades dos tempos k lá passaram enkuanto ouvem colegas a tokar.. Mas pronto, é assim a vida, é peciso organizar um BACK TO OLD SCHOOL!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais, também te dou razão... eu lembro-me bem quando a tua banda tocou no Back To School... :) Mas tenho mesmo saudades desse espírito que era o Back to School de antigamente... obrigada pelo comentário... :)

    ResponderEliminar